Biografia do vereador Enéas Maia dos Santos

Enéas Maia foi eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Floriano para o biênio 2023-2024

Enéas Maia dos Santos é natural de Floriano/PI, nascido em 20 de agosto de 1981, casado, pai de três filhos e filho do casal José Bruno dos Santos Filho e Maria Gorette Maia dos Santos.

Foi eleito vereador de Floriano com 867 votos, em 2020, mandato em que se elegeu vice-presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. Com herança política forte nas duas famílias e sendo neto do ex-prefeito de Floriano, José Bruno dos Santos (1971 a 1973), Enéas entrou para a vida política em 2012, aos 31 anos, como candidato a prefeito de Floriano, obtendo a segunda colocação com 8.329 votos. Em 2014, se candidatou a deputado estadual conseguindo 5.601 votos.

Como gestor público atuou como secretário de saúde no município de Veras Mendes (entre os anos de 2007 a 2009) e de Floriano (em 2017), foi presidente por dois mandatos do Instituto Teotônio Vilela do Estado do Piauí (anos de 2013 a 2016), e coordenador do Parque Lagoas do Norte, em Teresina nos anos 2013 e 2014.

É graduado em Ciências Farmacêuticas com Habilitação em Análises Clínicas (2005) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-graduação em Citopatologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (2006), tendo consolidada carreira profissional em sua área de formação (farmacêutico bioquímico), como sócio- proprietário do Centro de Exames Laboratoriais (CEL); sócio-proprietário da UDI-Laboflor e sócio-proprietário da Real Distribuidora de Medicamentos e Material Hospitalar.

Na área de educação, atuou como professor das disciplinas de Introdução às Ciências Farmacêuticas, Patologia Clínica e Bioquímica, nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Nutrição da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF) entre os anos de 2008 e 2011.

Em sua vida social, desempenhou funções como presidente do Rotary Club Médio Parnaíba, é membro da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano (Albeartes) e fundador do Instituto Filhos do Sol, em apoio a crianças carentes.