Vereadores requerem apresentação da LOA por gestores da Prefeitura de Floriano

A explanação mostrou os principais pontos da LOA que traz o planejamento de receita e despesa para todas as secretarias

A requerimento dos vereadores de Floriano, o Comitê Gestor de Resultados da Prefeitura Municipal fez uma explanação detalhada do projeto da Lei Orçamentária Anual para 2023 (LOA 2023), durante uma reunião na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, na Câmara Municipal. A apresentação foi conduzida pela secretária de Finanças, Josélia Rodrigues, que estava acompanhada dos secretários de Governo, Marcony Alisson; de Administração, Lauro Cronemberger; do procurador Phillipe Cronemberger; e do controlador Arnaldo Messias.

A reunião foi para apresentar os principais pontos da  LOA, que traz o planejamento de receita e despesa para todas as secretarias, detalhando em quais setores e de que forma a gestão municipal irá investir o dinheiro público no ano que vem, tomando por base a previsão de arrecadação com impostos e transferências de Fundos de Participação feitas pelos governos federal e estadual. 

Para 2023, a previsão de receita e despesa da LOA está orçada em aproximadamente R$ 280 milhões. Os maiores investimentos estão previstos para as pastas da Saúde, Educação, Assistência Social e Infraestrutura.

A intenção dos vereadores foi tirar dúvidas quanto aos investimentos públicos para, baseados nas explicações, poderem aprimorar a LOA e apresentarem emendas para uma melhor aplicação do dinheiro público em benefício da cidade e da população.

"Foi uma reunião bem produtiva, em que pudemos ouvir as colocações da gestão e tirar nossas dúvidas em duas horas de explicação. Agora passaremos à fase de análise da LOA nas comissões temáticas da Câmara, para eventuais emendas dos vereadores antes de ser colocada em pauta para a votação", explicou Joab Curvina, Presidente da Câmara Municipal.

Estavam presentes à reunião, os vereadores, Magno Weverson, Edvaldo Araújo, Carlos Eduardo, Salomão Holanda, Daguia de dona Bela, Erisvaldo Borges, João Neto Gomes, além do presidente, Joab Curvina.

O projeto de lei da LOA, de autoria do Poder Executivo Municipal,  foi protocolado em 29 de setembro, na Câmara Municipal.

Após a tramitação nas comissões,  a LOA será colocada em pauta para ser votada e aprovada em dois turnos até o dia 15 de dezembro, data prevista para o fim do ano legislativo na Câmara Municipal.