Sessão solene homenageia os historiadores e o dia do Patrimônio Histórico e Cultural

A sessão solene discutiu a importância do patrimônio histórico-cultural da cidade e do profissional historiador h

Uma sessão solene nesta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Floriano (CMF), antecipou uma homenagem dupla: uma voltada ao dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado no dia 17 de agosto, e outra, voltada aos historiadores, profissional cujo dia é celebrado a cada 19 de agosto. 

A sessão solene foi proposta em requerimento pelo vereador professor Magno Weverson e aprovada por unanimidade pelos vereadores. 

A sessão solene discutiu a importância do patrimônio histórico-cultural da cidade que deve ser resguardado, com um olhar voltado especialmente aos prédios de grande simbolismo e riqueza arquitetônica de Floriano, que para o professor Magno, deve ser valorizado através de institutos como o tombamento. 

Os historiadores também foram homenageados na sessão por serem os profissionais que mantém viva a história de uma cidade documentando com registro de informações e imagens a diversidade arquitetônica e cultural que compõe todo o patrimônio de uma cidade. 

Participaram do momento solene profissionais da área, a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, arquiteta Luana de Carvalho, a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Faesf,  Professora Ruth Aires, o tenente Afonso Décimo, representando o 3º BPM, além dos vereadores, Joab Curvina, que é presidente da Câmara Municipal,  prof. Magno , Dessim Almeida, Ancelmo Jorge, Edvaldo Araújo, Carlos Eduardo, Daguia de dona Bela, David Oka, e Erisvaldo Borges.  O arquiteto Nilson Coelho confirmou presença, mas teve que fazer uma viagem de emergência e não pode participar. 

Todos os convidados fizeram uso da palavra ressaltando a importância do evento e da preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Floriano.