Câmara Municipal de vereadores se destaca em número de matérias apreciadas

"Isso se deve à disposição de cada vereador em fazer o seu trabalho, que é representar bem os anseios do florianense", disse Joab.

A Câmara Municipal de Floriano mais uma vez se destaca e aprecia um número recorde de matérias neste primeiro semestre legislativo de 2022. No total, os vereadores apresentaram 434 proposições entre Indicações(341), Requerimentos(17), Projetos de Lei( 36), Projetos de Decreto Legislativo(24), Moções(08), Emendas Modificativas(02) e Projetos de Resolução(06). “É um número bem expressivo de matérias, sem contar as que ainda estão em análise nas comissões. E isso se deve à disposição de cada vereador em fazer o seu trabalho, que é representar bem os anseios do florianense”, explica o presidente da Câmara, Joab Curvina.

Alguns dos projetos de leis apresentados também se destacaram, como o que institui a esterilização de caninos e felinos como função de saúde pública e método oficial de controle populacional e de zoonoses, proibindo o extermínio sistemático de animais. De origem polêmica, mas de tão grande importância, o projeto, de autoria do vereador Carlos Eduardo, foi subscrito por todos os vereadores da casa e aprovado nos dois turnos por unanimidade.

Outros dois projetos aprovados alertam para a importância de ações de prevenção e combate ao câncer, como o que institui a campanha “Setembro Dourado”, que visa conscientizar profissionais de saúde, pais e sociedade em geral para os sinais e sintomas para a detecção do câncer infanto-juvenil; e o que dispõe sobre a afixação em comércios de artigos femininos, de adesivos de alerta sobre o câncer de mama e a necessidade do autoexame.

A inclusão também ganhou destaque em quatro projetos de leis aprovados. Um instituiu um Censo inclusão, com o objetivo de identificar, mapear e cadastrar pacientes e tipos de deficiência ou mobilidade reduzida. Neste mesmo sentido, outros dois dispõem sobre a implantação de rampas de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas UBS's do município e também nas escolas; além de outro que institui  a inclusão do símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados.

Na área ambiental, tão necessária para o equilíbrio ecológico, o projeto de lei aprovado estabelece que escolas públicas e particulares insiram em suas grades curriculares, obrigatoriamente, a disciplina Educação Ambiental.

“São muitos os projetos que vêm sendo aprovados e todos relevantes nas suas áreas específicas. É por meio das Leis que nós, vereadores, criamos, que nós contribuímos para tornar a nossa cidade cada dia melhor, mais humana, mais inclusiva. Esse é o nosso presente para Floriano, nestes seus 125 anos”, disse Joab Curvina, que concluiu com o cumprimento: “Parabéns, Princesa do Sul!”