Câmara Municipal convoca secretário Nylfrânyo para falar sobre volta às aulas e reforma de escolas de Floriano

Ele foi convocado por requerimento apresentado pela bancada de oposição, mas aprovado por unanimidade pelos vereadores

A sessão ordinária desta terça-feira, 5, da Câmara Municipal de Floriano, teve a participação do secretário municipal de Educação, Nylfrânyo Ferreira dos Santos. Ele foi convocado por requerimento apresentado pela bancada de oposição e aprovado por unanimidade pelos vereadores, para prestar esclarecimentos sobre problemas relacionados à volta as aulas em Floriano.

Após a abertura e ritos iniciais da sessão pela mesa diretora, presidida por Joab Curvina, o secretário foi convidado à tribuna para prestar seus esclarecimentos. Durante 40 minutos, Nylfrânio falou sobre o crescimento do número de alunos de pouco mais de 7 mil para 7.345; falou sobre a estrutura física de 15 escolas municipais, que foram reestruturadas e equipadas, na zona urbana de Floriano, com investimento de mais de R$ 1 milhão.  Relacionou outras cinco escolas, nas zonas urbana e rural, que devem iniciar suas reformas em breve, que são as escolas Barjonas Lobão e Dom Edilberto, no bairro Tiberão; Padre Pedro da Silva Oliveira, no Viazul, além das escolas Socorro Araújo, na localidade Manga e Sagrado Coração de Jesus, localidade Cuia. Falou ainda sobre projetos em andamento como a adequação da Escola Antônio Nivaldo onde deverá ser construída uma quadra e será implantada a escola Cívico Militar em Floriano, além do projeto de implantação na rede municipal de escolas em tempo integral, previsto para 2023.   

Questionado pelos vereadores sobre falhas no transporte escolar, na zona rural, e sobre a climatização nas escolas, o secretário Nylfrânyo explicou que o transporte dos alunos teve falhas pontuais em algumas localidades, devido a situação das estradas, danificadas pelas chuvas. Sobre a climatização das escolas, ele falou que a demora na instalação dos ares foi ocasionada por atraso dos fornecedores, mas que o problema está sendo resolvido.  
Os vereadores perguntaram ainda sobre denúncias de falta de cuidadores nas escolas. Nylfrânyo explicou que o município conta com 335 cuidadores distribuídos nas 49 escolas da rede municipal, e só para o início do ano letivo foram convocados mais 70, para atender às demandas.

Os vereadores ficaram satisfeitos com os esclarecimento e pediram ao secretário mais agilidade na resolução dos problemas para a oferta de um serviço de mais qualidade na educação municipal.