Vereadores cobram de autoridades ações efetivas para reforçar a segurança pública em Floriano

A reunião trouxe respostas positivas, de um ofício entregue pelos vereadores, ao governador, em julho de 2021, pedindo reforço para PM de Florianooi nos garantido 60 ainda este ano. Não foi o que pedimos, mas já um avanço, soma

Uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores mobilizou nesta quinta-feira, 24, representantes dos poderes executivo, judiciário e das forças de segurança do estado e do município, a saber: Comando Geral da PM/PI, Gerência de Policiamento Civil do Piauí, PRF, 3º BPM, Comando de Policiamento do Interior, 3ª Vara criminal de Floriano, Defensoria Pública de Floriano, Núcleo de Proteção à Mulher, Conselho Tutelar, Sutran de Floriano, Secretaria de Infraestrutura, delegacias de Polícia de Floriano e OAB, para discutir o atual cenário da segurança pública em Floriano.

Subscrita por todos os parlamentares, a reunião foi requerida inicialmente pelo vereador Dessim Almeida, motivado pela ocorrência reiterada de roubos e episódios de violência no município. Os vereadores quiseram saber, em números, como estão atuando as forças de segurança, e o porquê da crescente onda de roubos a florianenses.

Todos os convidados expuseram como estão sendo executados os serviços públicos de policiamento e segurança no município, as conquistas e as fragilidades, como, por exemplo, a falta de um sistema de monitoramento nas principais ruas e avenidas de Floriano, e um maior efetivo no 3º  BPM de Floriano, que atualmente conta com 160 homens, 6 viaturas e 8 motos para o combate à criminalidade em Floriano e região.

O representante do Comando Geral da PM/PI, Cel. Rodrigues, falou que o maior entrave no combate à violência é a Lei, por não tratar os criminosos com o devido   rigor, aumentando a sensação de insegurança e impunidade. Que as polícias têm efetuado as prisões, mas a lei é branda, o que é injusto com a sociedade e favorável à criminalidade.

Ao final da reunião, após quatro horas e meia de conversa, o comandante de Policiamento dos Cerrados, Cel. Nelson Feitosa, anunciou um reforço no policiamento com a compra de folgas dos policiais efetivos, até a nomeação de 50 novos policiais, além de mais 6 motos para o 3º BPM, ainda este ano.

Também o compromisso de dobrar o número de operações planejadas nas barreiras, com mais blitzen, patrulhamentos e abordagens a partir de março.

O vereador Dessim e o presidente da Câmara, vereador Joab Curvina, agradeceram a todos pelos esclarecimentos. Joab fez o compromisso de elaborar um relatório com as  informações e dados apresentados na reunião, para ser enviado a todos os gestores públicos e políticos como forma de apresentar a realidade e cobrar mais ações que melhorem a segurança pública em Floriano. "Estamos satisfeitos com a reunião que já trouxe respostas positivas de um ofício entregue pelos vereadores ao governador Wellington Dias, em 08/07/2021, pedindo 80 policiais para o 3º BPM. Hoje foi nos garantido 60 novos PM's, ainda este ano. Não foi o que pedimos, mas já um avanço, somado a outros compromissos feitos na reunião", concluiu.