Vereadores encerram sessões de novembro com a aprovação da LOA de Floriano

A LOA é o planejamento que indica quanto e onde o município vai investir o dinheiro público no ano de 2022.

Foram concluídas nesta quinta-feira, 18/11, as sessões ordinárias da segunda quinzena de novembro, e com a aprovação, em dois turnos, do projeto da Lei orçamentária Anual de Floriano para o exercício financeiro do próximo ano.

A LOA é o planejamento que indica quanto e onde o município de Floriano vai investir o dinheiro público no ano de 2022,  com base no valor total arrecadado pelos impostos e  transferências de Fundos de Participação feitas pelos governos federal e estadual.

O Poder Executivo é o autor do projeto, cabendo ao Poder Legislativo votá-lo. Depois de aprovado, o projeto da LOA volta ao Executivo para a sanção do prefeito municipal, momento a partir do qual a lei está apta à fase de execução, com a liberação das verbas.

Nas sessões de novembro ainda foram apresentados oito projetos de lei para encaminhamento às comissões, além de trinta e cinco indicações de obras e/ou serviços a serem realizados pelas diversas pastas da prefeitura de Floriano, além de encaminhamentos de ofícios, um deles solicitando uma audiência pública com a Eletrobrás a ser realizada ainda este ano, para explicações sobre como é feita a captação de impostos PIS e Cofins nas faturas de energia elétrica dos consumidores (pessoa física), bem como para a viabilização da revisão dos cálculos da bandeira vermelha, que onera a conta de energia dos usuários, justamente no período do ano que os usuários mais precisam alguns eletrodomésticos, pelas altas temperaturas.

“O trabalho dos vereadores é esse mesmo, zelar pelo bem estar das pessoas, lutar sempre pela melhoria da qualidade de vida do povo, das condições das ruas e bairros em que moram, com projetos e indicações. E a importância de cada projeto apresentado, os vereadores mostram quando vão à tribuna defender suas proposições, um trabalho feito corpo a corpo no do dia a dia dos parlamentares ”, explicou Joab Curvina, presidente da Câmara Municipal.