O combate e prevenção às queimadas são destaque em audiência pública na Câmara Municipal de Floriano

O debate surgiu pela preocupação com as queimadas e o perigo que elas causam ao Meio Ambiente e à saúde.

A Câmara Municipal de Floriano (CMF) realizou  nesta segunda-feira, 27/09, uma audiência pública para tratar de um dos assuntos mais preocupantes nesta época do ano: as queimadas e o perigo que causam ao Meio Ambiente e à saúde.
A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da CMF, Edvaldo Araújo e pelo vereador David Oka, motivados pelo número  de queimadas que assola o país, o Piauí e Floriano; e presidida  pelo vereador Joab Curvina, presidente da Câmara.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Haila Cury Rad fez uma explanação mostrando dados das queimadas em Floriano e região, que de junho até 23 de setembro,  registrou 124 focos, a maioria deles só este mês, na zona urbana e em terrenos  baldios.

Ela falou sobre a implantação da Brigada de Incêndio e Prev-fogo e do alinhamento do trabalho de combate e prevenção às queimadas entre a prefeitura, a Brigada e o Corpo de Bombeiros. Para a secretária, as pessoas e o poder público precisam se unir nas ações para preservar o meio ambiente.

Em pronunciamento, o promotor de Justiça, Arimatéa Leão, defendeu a urgência de mais educação ambiental nas escolas e cobrou do município o cumprimento da lei, que obriga os donos de terrenos baldios a  murarem seus lotes e os manterem limpos, para não perderem seus imóveis, e sobretudo,  evitarem queimadas.

Ainda falaram na sessão a representante do Corpo de Bombeiros, ten. Beatriz Lustosa, que enfatizou o aumento criminoso das queimadas; os representantes do IFPI e UFPI, que reforçaram a importância da educação ambiental. Todos os vereadores fizeram uso da palavra reforçando a importância da prevenção e combate aos incêndios para a natureza, a qualidade do ar e para a saúde das pessoas, destacando a educação como principal vertente para a  preservação do Meio Ambiente.