CMF comemora lei e Campanha Nacional por Mais Fisioterapeutas nas maternidades

Floriano é pioneira no Brasil na garantia, por lei, da permanência do profissional fisioterapeuta 24 horas na maternidade.

A 'Campanha Nacional por Mais Fisioterapeutas nas Maternidades' ganhou destaque nesta sexta-feira, 24, com uma audiência pública na Câmara Municipal de Floriano.

A Campanha é realizada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) em parceria com a Associação Brasileira de Fisioterapeutas em Saúde da Mulher.

Na audiência pública as palestrantes, Dra. Cristine Homsi, de São Paulo, e Rubineide Barreto, de Sergipe, falaram sobre a importância do profissional de fisioterapia no acompanhamento das gestantes nas maternidades, o que ajuda a reduzir a dor do parto, proporciona mais conforto às parturientes e promove mais humanização à hora do parto.

Floriano é pioneira no Brasil na iniciativa de garantir  a presença de profissionais fisioterapeutas 24 horas na maternidade.

A lei 1039/2020, de autoria do vereador David Oka, foi aprovada por unanimidade,  sancionada pelo perfeito Joel Rodrigues, e implantada no início de 2021. Desde então, cinco fisioterapeutas, em escala de revezamento, fazem plantão na maternidade do Hospital Tibério Nunes para dar esse suporte de humanização às gestantes, além de outros cinco na UTI neonatal. As palestrantes elogiaram a sensibilidade dos representantes públicos municipais na edição e implantação da lei. Além de conhecer a maternidade do HTN, elas ainda ministraram um treinamento aos fisioterapeutas do hospital.