Tribuna Livre da Câmara Municipal de Floriano: quem pode usar

O Estatuto Interno da Câmara Municipal de Floriano faculta o uso da Tribuna livre uma vez a cada quinzena.

 

Você sabia que a tribuna, local de destaque na Câmara Municipal de Floriano (CMF) usado pelos vereadores para fazerem seus discursos, exporem suas ideias, também pode ser usada por pessoas da sociedade civil? 

A permissão é dada pelo Estatuto interno da casa, no art. 295: “Na Tribuna Livre, poderá fazer uso da palavra somente uma pessoa por sessão”. Mas é preciso que esta pessoa represente uma entidade da sociedade civil e que sua participação seja agendada com antecedência mínima de 24 horas. 

Foi o que fez o presidente da Associação Atlética de Futebol Cori-sabbá de Floriano, Anderson Kamar, ao participar da sessão ordinária desta segunda-feira (16/08), quando usou a tribuna livre para prestar contas da gestão à frente do clube e pedir o apoio dos poderes públicos e das empresas locais para que o time possa participar do próximo campeonato piauiense da segunda divisão.

O Estatuto interno da CMF, em seu artigo 294, faculta o uso da Tribuna livre sempre na primeira sessão plenária de cada quinzena do mês, logo após a leitura da pauta da sessão, com o tempo máximo de 15 minutos. “A Tribuna Livre é uma forma democrática de permitir que a sociedade civil participe ativamente das atividades no plenário, trazendo contribuições para a melhoria da cidade, explicou o presidente da Câmara, vereador Joab Curvina.