
Veto à lei que reduz vagas do Piauí na Câmara Federal vai desfalcar saúde, diz James Rodrigues
A redução afeta o volume de recursos recebidos pelo estado do Piauí através de emendas parlamentares
O Piauí poderá perder duas vagas de Deputado Federal na Câmara dos Deputados após o veto do presidente Lula à Lei de redistribuição das vagas por estado brasileiro. A preocupação do vereador James Rodrigues vai além da perda de duas cadeiras, mas também da representatividade política do nosso estado e ainda a saúde da população que mais precisa de atendimento.
De acordo com James Rodrigues, a redução das vagas na Câmara Federal afeta diretamente o volume de recursos recebidos pelo estado do Piauí através das emendas parlamentares e, consequentemente, dos municípios do interior.
Para se ter uma noção do montante de recursos, só no orçamento de 2024, cada deputado federal destinou emendas impositivas na ordem de R$ 37 milhões de reais, sendo que, de acordo com a lei pelo menos metade desse recurso deve ser destinado para custeio dos atendimentos de saúde nos municípios.
Segundo o vereador, para o ano de 2026, a redução estimada será de R$ 80 milhões de reais, recursos que farão falta para que os municípios possam prestar atendimento à população. “Nós fazemos essa reflexão para que os piauienses tenham consciência que essa redução vai impactar principalmente a oferta dos serviços de saúde nos municípios do interior do Piauí. E reflete não só uma enorme perda financeira, mas de representatividade e de defesa do nosso Estado frente à nação”, destacou James Rodrigues