Câmara Municipal de Floriano encerra o ano legislativo 2023

Na sessão, o presidente da casa, vereador Joab Curvina, fez uma rápida prestação de contas do ano legislativo.

Os vereadores da Câmara Municipal de Floriano encerraram nesta quinta-feira, 7 de dezembro, com a última sessão ordinária da casa, o Ano Legislativo 2023. E foi esse o assunto comum nos discursos na tribuna, relembrando um pouco dos trabalhos de cada um  e votos de felizes festas de fim de ano a todos.

Nas duas últimas sessões do ano, os vereadores zeraram a pauta de votação da Câmara com a aprovação em dois turnos, de 4 Projetos de Decretos Legislativos, 1 emenda aditiva e 4 projetos de leis: reconhecendo como de utilidade pública o Lions Clube de Floriano; autorizando o município a criar o Programa Educativo Pequeno Agricultor nas escolas da zona rural; autorizando o município a instituir o Programa de Incentivo à Cultura– Cinema nos Bairros; e instituindo incentivo fiscal a empresas, comércios, indústrias e prestadores de serviços que patrocinem ou invistam recurso no esporte de Floriano e cria o Fundo Municipal de Esporte – FME. Também aprovados 2 requerimentos de autoria do vereador Ancelmo Jorge, convidando a secretária municipal de saúde e o diretor do HTN para uma reunião, para os dias 11 e 12 de dezembro, respectivamente.

O presidente da casa, vereador Joab Curvina, aproveitou seu discurso na tribuna para fazer uma rápida prestação de contas do ano legislativo “por consequência do trabalho da casa e dos vereadores, destacando que a cada ano batem recordes” apresentando os números de matérias protocoladas de 1/02 até 07/12: 483 indicações, 12 requerimentos, 52 projetos de decreto legislativo, 62 projetos de leia, 58 já sancionados, 5 projetos de resolução e 27 moções de aplauso ou de pesar.

“Percebemos a aprovação do trabalho legislativo pelo povo, que começa a entender que tudo o que acontece em uma cidade, depende do crivo do vereador, que é o agente político mais próximo das pessoas”, disse Joab, complementando que o trabalho legislativo do vereador é a porta para o desenvolvimento de uma cidade, citando como exemplos a construção da creche no Conjunto Zé Pereira, do Mercado Público Central, de calçamentos, entre outras, com participação direta dos vereadores.