Médicos de Floriano buscam apoio da Câmara Municipal para solução de problemas no HTN

Os médicos denunciaram que o Estado está pagando valor por plantões e cirurgias abaixo da tabela do SUS

Por causa da falta de energia que durou toda a manhã, não foi realizada a sessão ordinária desta segunda-feira, 06 de novembro, já que não havia como transmitir via internet a assembleia para todo o município, nem gravar a sessão para retransmissão à noite, para a zona rural.

Em vez disso, os vereadores receberam na Câmara Municipal de Floriano, uma comitiva de médicos que atendem no Hospital Regional Tibério Nunes, para uma reunião.

Os médicos, liderados pelo urologista Bigman Barbosa, foram pedir apoio aos vereadores de Floriano, para intervirem junto ao Governo do Estado, na resolução de problemas que envolvem o atendimento no HTN. Segundo os médicos, os valores pagos pelo Estado aos médicos por plantões e por cirurgias realizadas foram reduzidos, ficando abaixo da tabela do SUS que já é considerada baixa, e por conta disso, decretaram paralisação dos atendimentos cirúrgicos eletivos  a partir desta segunda.

Ao final da reunião, os vereadores foram até o HTN para uma visita técnica, encontrando a unidade de saúde superlotada, com pacientes internados pelos corredores, alguns relatando a espera de cirurgia há quase um mês. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Joab Curvina, sobre a superlotação e a falta de insumos, a justificativa dada pelo HTN é que a demanda é muito grande de pacientes que procuram o hospital.

Participaram da reunião e da visita ao HTN o presidente da Câmara, Joab Curvina, os vereadores Ancelmo Jorge, que preside a Comissão de Saúde da casa, Dessim Almeida, Eneas Maia, Edvaldo Araújo, David Oka, Daguia de Dona Bela, João Neto Gomes, Daguia do Edgar, Antônio José Barbosa, Carlos Eduardo e Salomão Holanda. Eles se comprometeram em marcar uma audiência com os gestores do Estado para tentar uma solução para os atuais probblemas do HTN.