Câmara Municipal apoia campanha de doação de sangue em Floriano

A campanha vai de 24 a 28 de julho, com o dia D na próxima quarta-feira, 26 de julho.

A Câmara Municipal de Vereadores e o Hemocentro de Floriano firmaram nesta quarta-feira, 19, uma parceria para a realização de uma campanha de doação de sangue, na semana que vai de 24 a 28 de julho, com o dia D marcado para a próxima quarta-feira, dia 26 de julho.

A iniciativa é para estimular a população a ajudar a salvar vidas a partir de uma boa ação: doar uma bolsa de sangue. “Como vereador, nosso papel é ajudar as pessoas, seja legislando ou apoiando ações como esta que incentiva as pessoas a ajudarem umas às outras com o bem mais precioso para a vida, o sangue”, disse o presidente da casa, vereador Joab Curvina.

Uma das vertentes da campanha é conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. “O Hemocentro de Floriano abastece toda a região sul do estado, por isso, não podemos descuidar do estoque, sempre carente de doações”, explicou Elyomara Feitosa, coordenadora do Hemocentro.

Segundo a coordenadora, uma única bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas, por isso é tão importante a doação. “Nosso sonho é ter um grande número de doadores fidelizados, comprometidos em fazer doação periodicamente”, disse. A mulher pode doar uma vez a cada 4 meses, ou seja, 3 vezes por ano, com pelo menos 90 dias de intervalo. Já os homens podem doar uma vez a cada 3 meses, isto é, 4 vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre as doações.

Qualquer pessoa com idade entre 16 anos (com autorização do responsável) e 69 anos (desde que já tenha doado pelo menos uma vez até os 60 anos) pode doar sangue. Para isso, tem que pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado e descansado. Outros critérios durante a triagem clínica podem definir se o doador está apto ou não para doar. Abrace esta campanha e faça sua doação. Sangue salva vidas!